logo

Instituto Vital Brazil produzirá novos medicamentos oncológicos para o SUS

O Instituto Vital Brazil (IVB) firmou quatro Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs) com os laboratórios EMS e Globe Química para a produção dos medicamentos oncológicos Capecitabina, Dasatinibe, Erlotinibe e Hidroxiureia. O objetivo do acordo, firmado no fim do mês passado, é nacionalizar a tecnologia de produção, para reduzir os custos e a dependência de importação destes medicamentos pelo Ministério da Saúde.

Segundo o presidente do IVB, Edimilson Migowski, as novas PDPs significam um largo passo para o aumento de seu portfólio de oncológicos, já que permitirão a fabricação de quatro medicamentos utilizados no tratamento de diferentes tumores.

O IVB já produz, por meio de PDPs, a Rivastigmina, utilizada no tratamento de Alzheimer, e o oncológico Imatinibe, que combate a leucemia mieloide crônica.

— As PDPs são um avanço no campo da saúde, estimulam a independência em relação aos importados e reduzem custos para o Ministério da Saúde — explica Migowski.

SOBRE OS MEDICAMENTOS

A Capecitabina é indicada para o tratamento de três tipos de cânceres: de mama, colorretal e o gástrico. O Dasatinibe é utilizado no tratamento de leucemia mieloide crônica. O Erlotinibe é indicado para o tratamento de câncer de pulmão, uma das principais causas de morte em todo o mundo, com 90% dos casos associados ao tabagismo. A Hidroxiureia é utilizada em pacientes com doença falciforme, mas também é indicada para tratamento de doenças neoplásicas e leucemia mieloide crônica, psoríase e policitemia vera.

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/instituto-vital-brazil-produzira-novos-medicamentos-oncologicos-para-sus-22636568#ixzz5EoRKGmwM

  • Share

Comments are closed.